terça-feira, 12 de julho de 2011


12/07/2011

A importância da comunicação em sua organização
Paula Acotirene[1]

A maneira com que sua organização comunica-se com seus públicos diz muito sobre ela. O processo de comunicação, para ser eficiente, depende de bons profissionais que saibam desenvolver e desempenhar  bem suas funções. O profissional deve saber planejar; assessorar; coordenar; fazer pesquisas de mercado, opinião pública e outras, além de avaliar o trabalho feito.
O modelo mais usado atualmente pelos profissionais de comunicação é o “Modelo Simétrico de Duas Mãos”, que busca a troca de informação e o diálogo entre a organização e seus públicos, o feedback. Para atingi-los, a organização deve lançar mão de vários veículos e estratégias de comunicação, e as novas tecnologias ajudam cada vez mais nessa tarefa.
Através de mídias sociais, as organizações podem divulgar seus conteúdos, interesses, imagens, fazer amizade com clientes e possíveis clientes e também ouvi-los. Dessa forma, a comunicação entre a organização tem menos obstáculos e fica mais transparente e simples. Sem a burocracia que encontramos muitas vezes em ouvidorias e outros canais de troca, ainda úteis em certas instituições.
Uma organização que se comunica bem com seus clientes tem uma maior possibilidade de divulgar melhor suas informações, evitando boatos, reforçar seus lado institucional divulgando seus valores, tornando-se mais próxima de seus públicos.


[1] Paula Acotirene é graduada em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas pela UFG.


Nenhum comentário:

Postar um comentário