quarta-feira, 13 de julho de 2011

Redes sociais possuem poder de influência?
12/07/2011 11h55 • Tuka Pereira


 A influência das mídias sociais

Na era das redes sociais estamos acostumados a receber uma avalanche de informações a todo instante e isso, cada dia mais, se torna algo normal e parte da rotina de cada um. Todos nós já clicamos num link recomendado por um amigo e passamos adiante alguma informação por nos identificarmos e por achar que valia a pena mais pessoas terem acesso, não é mesmo?
Muito além de permitir a socialização com amigos e de receber e propagar informações, as mídias sociais também se tornaram uma ponte entre muitas pessoas que jamais teriam a oportunidade de se conhecer pessoalmente se não fosse através deste meio. Quantos de nós conhecem a Lady Gaga pessoalmente? Ou então o presidente dos Estados Unidos ou até mesmo o Papa? Fazendo uma delimitação nacional: quantos de nós são amigos reais de pessoas como Ronaldo e Ivete Sangalo? O ex-jogador de futebol possui quase 2 milhões de seguidores no Twitter e a cantora possui mais de 3 milhões de pessoas que acompanham seus posts!
Qual é o tipo de influência que uma pessoa famosa exerce através das mídias sociais? Que tipo de informação alguém que possui tantos admiradores e seguidores pode propagar e fazer com que os outros absorvam? Recentemente, o apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, divagou sobre este assunto lançando um desafio àqueles que o seguem no Twitter – são cerca de 1 milhão e 700 mil pessoas. Ele quis testar seu poder de influência e ao mesmo tempo verificar se seus seguidores acatariam uma “ordem” sua de seguir uma pessoa escolhida aleatoriamente por ele. Funcionou: o perfil escolhido passou de 180 seguidores para 800 em cinco minutos.
Nem sempre a influência é evidente, mas existe e é tamanha que empresas hoje em dia pagam (e não é pouco) para que famosos twittem associando seus nomes à marca.

Influenciômetros

Famosos evidentemente influenciam mais, pois possuem mais seguidores do que os anônimos. Mas e você? Sabe dizer qual é seu nível de influência? É exatamente isso que diversos sites prometem avaliar. Alguns levam em conta apenas os números de tweets, retweets e seguidores, enquanto outros usam algoritmos mais complicados para determinar os resultados.
Conheça alguns:

Tweetrank
A sua influência é medida a partir da interação dos seus followers com o seu perfil. Menções, retweets, frequência de tweets são algumas das variáveis. Quanto mais o seu público interagir com você melhor será sua nota.

Klout
Usando dados das suas contas no Twitter, Facebook e LinkedIn, Klout determina a sua influência global, fornecendo gráficos básicos e uma interface de usuário de boa aparência.

Twentyfeet
Dá uma visão geral das suas atividades e influências ao longo de um período de tempo, como uma semana ou um mês.

Tweestats
Através desta ferramenta é possível verificar quais os meses você mais tuitou, quais os horários e quem foram os usuários que mais interagiram.

Tweeteeffect
Essa ferramenta ajuda a descobrir três importantes fatores que definem seu poder e influência no Twitter: alcance, velocidade e capital social.



Nenhum comentário:

Postar um comentário